Unidades

Casa de Saúde de Santa Filomena

 Coimbra

 +351 239 851 650

Laboratório D. Diniz

 Coimbra

 +351 239 835 936

Centro de Diagnóstico e Tratamento Integrado

 Coimbra

  +351 239 701 627

Diaton

 Coimbra

 +351 239 851 650

Clínica Radiológica Peito Cruz

 Coimbra

 +351 239 828 626

Centro de Radiologia da Figueira da Foz

 Figueira da Foz

 +351 233 422 593

Imalis

 Leiria

 +351 244 831 921

Centro Hospitalar de S. Francisco

 Leiria

 +351 244 819 300

Clínica da Lousã

 Lousã

 +351 239 073 910/1

Imagran

 Marinha Grande

 +351 244 569 084

Nefrovales

 São Martinho

 +351 239 813 318

Ruptura do menisco

02 Out Ruptura do menisco

Definição


A ruptura do menisco é uma das lesões mais comuns do joelho. Qualquer actividade que provoque a torção ou a rotação violenta do joelho, especialmente quando se coloca a pressão do peso do corpo sobre este, pode levar a uma ruptura do menisco.

Cada joelho tem dois meniscos — estruturas de cartilagem em forma de C que funcionam como um amortecedor entre a tíbia e fémur. O menisco rasgado provoca inchaço, dor e rigidez. Poderá ter a sensação de que o joelho está instável, como se fosse sucumbir.

Fazer um tratamento conservador — como por exemplo, repouso, gelo e medicação — é por vezes o suficiente para aliviar a dor provocada pela ruptura do menisco e dar tempo para que este se cure por si mesmo. Contudo, noutros casos, a ruptura do menisco requer uma reparação cirúrgica do mesmo.


Sintomas

Se rasgou o menisco, pode sentir os seguintes indícios e sintomas no joelho:

  • Sensação de estalar;
  • Inchaço ou rigidez;
  • Dor, especialmente quando torce ou roda o joelho;
  • Dificuldade em endireitar o joelho completamente ou sentir um bloqueio do movimento do joelho, como se o joelho estivesse preso na posição flectida.

Quando é que deve consultar um médico
Contacte o seu médico se lhe doer o joelho, se este estiver inchado ou se não poder mexer o joelho como usualmente faz.



Causas


A ruptura do menisco pode acontecer devido a qualquer acção que provoque a torção ou rotação violenta do joelho, por exemplo, rotações impetuosas, paragens e torções repentinas. A ruptura do menisco pode acontecer mesmo quando estiver ajoelhado, em agachamento completo ou ao levantar algo pesado. Em pessoas mais velhas, as alterações degenerativas do joelho podem contribuir para a ruptura do menisco.


Diagnóstico


Frequentemente, a ruptura do menisco pode ser identificada durante um exame físico. O seu médico poderá manipular o joelho e os ossos da perna em posições diferentes para ajudar a identificar a causa dos indícios e sintomas que reporta.

Exames imagiológicos

  • Raios X. Como o menisco rasgado é feito de cartilagem, não vai ser possível visualizar esta lesão nos raios X. Mas os raios X podem ajudar a excluir outros problemas que possam existir com o joelho, os quais podem ter sintomas semelhantes.
  • Ultra-som. Os ultra-sons podem permitir que o médico examine o interior do joelho quando este está em movimento. Isto pode ajudar a determinar se tem um bocado de cartilagem solto preso entre as partes móveis do joelho.
  • Ressonância magnética (RM). A ressonância magnética utiliza ondas de radiofrequência e um forte campo magnético para produzir imagens transversais de estruturas internas. Pode criar imagens detalhadas dos tecidos moles e dos tecidos duros dentro do joelho.

Artroscopia
Nalguns casos, o médico pode utilizar um instrumento conhecido como artroscópio para estudar o interior do joelho. O artroscópio é inserido através de uma pequena incisão perto do joelho. O dispositivo contém uma luz e uma pequena câmara, a qual projecta uma imagem ampliada do interior do joelho num monitor. Se necessário, os instrumentos cirúrgicos podem ser introduzidos através do artroscópio ou através de pequenas incisões adicionais no joelho.


Tratamento


Tratamento inicial
O tratamento para a ruptura do menisco normalmente começa por ser feito de forma conservadora. O médico poderá recomendar:

  • Repouso. Evitar actividades que agravam a dor no joelho, especialmente qualquer actividade que possa provocar a torção do joelho. Pode querer usar muletas para tirar a pressão do joelho e promover a cura.
  • Gelo. O gelo pode reduzir a dor no joelho e o inchaço. Utilize um saco frio, um saco de legumes congelados ou uma toalha cheia de cubos de gelo durante cerca de 15 minutos de cada vez. Faça-o a cada quatro a seis horas nos primeiros dois dias, e de seguida, as vezes que for necessário.
  • Medicação. Os analgésicos sem receita médica também podem ajudar a aliviar dor no joelho.

Terapia
A fisioterapia pode ajudar a fortalecer os músculos à volta do joelho e os músculos das pernas para ajudar a estabilizar e a apoiar a articulação do joelho. Os suportes para o arco do pé ou outras palmilhas podem ajudar a distribuir a força de forma mais uniforme à volta do joelho ou a diminuir a pressão em determinadas zonas do joelho.

Cirurgia
Se lhe continuar a doer o joelho ou se este continuar rígido ou preso, o médico pode recomendar que faça uma cirurgia. Por vezes, é possível reparar a ruptura do menisco. Noutros casos, é preciso retirar uma parte do menisco. A cirurgia pode ser feita através de um artroscópio.

Durante a cirurgia artroscópica, o médico insere um instrumento chamado artroscópio através de uma pequena incisão perto do joelho. O artroscópio contém uma luz e uma pequena câmara, a qual projecta uma imagem ampliada do interior do joelho num monitor. Os instrumentos cirúrgicos podem ser introduzidos através do artroscópio ou através de pequenas incisões adicionais no joelho.

O tempo de recuperação após a cirurgia artroscópica tende a ser bastante menor do que para as operações de joelho aberto. Muitas vezes, pode ir para casa no mesmo dia da operação. A recuperação completa pode levar semanas ou meses, no entanto, irá precisar de fazer exercícios para optimizar a força e a estabilidade do joelho.



Envie-nos o seu contacto, para podermos ajudar

Indique-nos  todas as informações possíveis para prestarmos o melhor atendimento, o mais personalizável possível.






×