Unidades

Casa de Saúde de Santa Filomena

 Coimbra

 +351 239 851 650

Laboratório D. Diniz

 Coimbra

 +351 239 835 936

Centro de Diagnóstico e Tratamento Integrado

 Coimbra

  +351 239 701 627

Diaton

 Coimbra

 +351 239 851 650

Clínica Radiológica Peito Cruz

 Coimbra

 +351 239 828 626

Centro de Radiologia da Figueira da Foz

 Figueira da Foz

 +351 233 422 593

Imalis

 Leiria

 +351 244 831 921

Centro Hospitalar de S. Francisco

 Leiria

 +351 244 819 300

Clínica da Lousã

 Lousã

 +351 239 073 910/1

Imagran

 Marinha Grande

 +351 244 569 084

Nefrovales

 São Martinho

 +351 239 813 318

Infecção por Listeriose

01 Out Infecção por Listeriose

Definição


A infecção por listeriose é uma doença de origem alimentar que pode ser muito grave para as mulheres grávidas e pessoas com um sistema imunitário debilitado. A infecção por listeriose é comummente contraída através é mais comumente contraída pela ingestão de produtos de charcutaria processados indevidamente e produtos lácteos não pasteurizados.

Pessoas saudáveisraramente ficam doentes devido a uma infecção por listeriose, mas a doença pode ser fatal para bebés em gestação e recém-nascidos. As pessoas que têm o sistema imunológico debilitado também têm um maior risco de complicações potencialmente fatais. O tratamento imediato com antibióticos pode ajudar a conter os efeitos da infecção por listeriose.

A bactéria da listeriose pode sobreviver à refrigeração e mesmo congelação. É por isso que as pessoas que apresentam um maior risco de infecções graves devem evitar comer os tipos de alimentos com maior probabilidade de conter bactérias de listeriose.


Sintomas


Se desenvolver uma infecção por listeriose , pode sofrer dos seguintes sintomas:

  • Febre
  • Dores musculares
  • Náuseas
  • Diarreia

Os sintomas podem começar alguns dias depois de ter comido alimentos contaminados, mas pode demorar até dois meses antes de surgirem os primeiros sinais e sintomas de infecção.

Se a infecção por listeriose se espalhar ao seu sistema nervoso, os sinais e sintomas podem incluir:

  • Dores de Cabeça
  • Rigidez do Pescoço
  • Confusão ou alterações no estado de alerta
  • Perda de Equilíbrio
  • Convulsões

Sintomas durante a gravidez e recém-nascidos 
Durante a gravidez, a infecção por listeria é provável de provocar apenas sinais e sintomas moderados na mãe. As consequências para o bebé, contudo, podem ser devastadoras. O bebé pode morrer inesperadamente antes do nascimento ou ter uma infecção com risco de vida, nos primeiros dias após o nascimento.

Assim como nos adultos, os sinais e sintomas de uma infecção por listeriose num recém-nascido podem ser subtis, mas podem incluir:

  • Pouco interesse na alimentação
  • Irritabilidade
  • Febre
  • Vómitos

Quando procurar um médico 
Se você comeu um alimento que foi retirado por causa de um surto de listeriose, preste muita atenção a quaisquer possíveis sinais ou sintomas de doenças. Se tiver febre, dores musculares, náuseas ou diarreia, entre em contacto com seu médico. O mesmo se passa para a doença depois de comer um produto potencialmente contaminado, tais como alimentos feitos com leite não pasteurizado ou cachorros-quentes mal aquecidos ou carnes frias.

Se sentir febre alta, dor de cabeça intensa, rigidez do pescoço, confusão ou sensibilidade à luz, procure assistência médica de emergência. Estes sinais e sintomas podem indicar uma meningite bacteriana, uma complicação com risco de vida decorrente de uma infecção por listeriose.


Causas


A bactéria da listeriose pode ser encontra nos solos, água e fezes de animais. Os humanos normalmente são infectados através do consumo de:

  • Vegetais crus que foram contaminados no solo ou por esterco contaminado, usado como fertilizante
  • Carne infectada
  • Leite não pasteurizado ou refeições feitas com leite não pasteurizado
  • Certos alimentos processados- como queijos de pasta mole, cachorros quentes e carnes frias que tenham sido contaminadas após o processamento

Bebés em gestação podem contrair uma infecção por listeriose da mãe através da placenta. A amamentação não é considerada uma potencial causa de infecção.


Diagnóstico


  • Um exame de sangue é muitas vezes a forma mais eficaz para determinar se tem uma infecção por listeriose. Em alguns casos, as amostras de urina ou fluido espinal podem ser também testadas.

Tratamento


O tratamento de listeriose varia, dependendo da gravidade dos sinais e sintomas. A maioria das pessoas com sintomas moderados não necessita de tratamento. As infecções mais graves podem ser tratadas com antibióticos. Durante a gravidez, o tratamento imediato com antibióticos pode ajudar a impedir que a infecção de afecte o bebé. Os recém-nascidos que tenham uma infecção por listeriose podem receber uma combinação de antibióticos.



Envie-nos o seu contacto, para podermos ajudar

Indique-nos  todas as informações possíveis para prestarmos o melhor atendimento, o mais personalizável possível.






×
Comunicado

 

No âmbito do Plano de Prevenção e Controlo de Infeção por COVID-19, o Grupo Sanfil Medicina encontra-se a ajustar as atividades de saúde nas suas unidades.

 

Este plano tem como objetivos diminuir o risco de exposição de utentes e profissionais e define um conjunto de orientações de modo a que tal possa acontecer.

 

A COVID-19 é uma doença em fase de pandemia que urge combater com todos os recursos disponíveis, pelo que contamos com a colaboração de todos os utentes e profissionais.

 

Ler Comunicado
×