Gastrite

01 Out Gastrite

Definição


A gastrite descreve um grupo de condições com uma coisa em comum: inflamação da mucosa do estômago. A inflamação da gastrite é frequentemente o resultado de infecção provocada pela mesma bactéria responsável pela maioria das úlceras de estômago. No entanto, outros factores – como lesão, uso regular de certos analgésicos ou beber álcool em excesso – também podem contribuir para a gastrite.

A gastrite pode surgir subitamente (gastrite aguda) ou pode ocorrer lentamente ao longo do tempo (gastrite crónica). Em alguns casos, a gastrite pode provocar úlceras e um risco aumentado do cancro do estômago. Para a maioria das pessoas, no entanto, a gastrite não é grave e melhora rapidamente com tratamento.


Sintomas


Os sinais e sintomas da gastrite incluem:

  • um ardor ou uma dor corrosiva (indigestão) na região superior do abdómen que pode piorar ou melhor com a ingestão de comida
  • náuseas
  • vómitos
  • uma sensação de enfartamento na região superior do abdómen após a ingestão de alimentos

A gastrite nem sempre apresenta sinais e sintomas.

Quando consultar um médico 
Quase todo as pessoas já tiveram um episódio de indigestão e irritação do estômago. A maioria dos casos de indigestão é de curta duração e não exige cuidados médicos. No entanto, se tiver sinais e sintomas de gastrite consistentemente, durante uma semana ou mais, consulte o seu médico. E certifique-se de falar com o seu médico se tiver problemas de estômago após tomar qualquer medicação sujeita a prescrição ou de venda livre, especialmente a aspirina ou outros analgésicos.

Se vomitar sangue, apresentar sangue nas fezes ou suas fezes parecerem pretas, consulte imediatamente o seu médico para determinar a causa.


Causas


A gastrite desenvolve-se normalmente quando a camada protectora do seu estômago fica enfraquecida ou está danificada. Uma barreira de muco protege a parede do seu estômago dos ácidos que ajudam a digerir os alimentos. Fraquezas na barreira permitem que os seus sucos digestivos danifiquem e inflamem o revestimento do seu estômago. Várias doenças e condições podem tornar a camada protectora do seu estômago vulnerável a danos e aumentar o risco de gastrite.

A gastrite pode surgir subitamente ou desenvolver-se durante semanas e meses:

  • a gastrite aguda é uma inflamação do estômago que se desenvolve rapidamente e tem uma duração curta.
  • A gastrite crónica desenvolve-se gradualmente e pode manter-se durante um longo período de tempo.

Diagnóstico


  • Embora o seu médico possa suspeitar logo de gastrite depois de conversar consigo sobre o seu historial médico e realizar um exame minucioso, poderá ter que realizar exames para identificar a causa exacta. Esses exames incluem:
    • Testes para diagnosticar a H. pylori. O seu médico pode recomendar testes para diagnosticar a presença da bactéria H. pylori no seu organismo. O tipo de teste a que será submetido dependerá da sua situação. A H. pylori pode ser detectada numa análise ao sangue, num exame de fezes ou num teste respiratório. Para o teste respiratório, bebe um copo pequeno de líquido claro, insípido que contém carbono radioactivo. A H. pylori decompõe o líquido do teste no seu estômago. Mais tarde, sopra para dentro de um saco, que é depois selado. Se estiver infectado com H. pylori, a sua amostra de respiração conterá o carbono radioactivo.
    • Utilização de um escopo para examinar o seu sistema digestivo superior (endoscopia). Durante a endoscopia, o seu médico introduz um tubo oco, equipado com uma lente (endoscópio) pela sua garganta e até ao seu esófago, estômago e intestino delgado. Com o endoscópio, o seu médico procura sinais de inflamação. Se for encontrada uma área suspeita, o seu médico poderá recolher amostras pequenas de tecido (biópsia) para exame laboratorial. A biópsia também pode identificar a presença de H. pylori no revestimento do seu estômago.
    • Raio-X do seu sistema digestivo superior. Por vezes designado por exame contrastado com bário ou série gastrintestinal superior, esta série de raios-X cria imagens do seu esófago, estômago e intestino delgado para diagnosticar anomalias. Durante o raio-X, ingere um líquido branco metálico (contendo bário) que reveste o seu tracto digestivo e torna uma úlcera mais visível.

Tratamento


O tratamento da gastrite depende da sua causa específica. A gastrite aguda provocada por anti-inflamatórios não-esteróides (AINEs) ou álcool, pode ser aliviada interrompendo a utilização dessas substâncias. A gastrite crónica provocada pela infecção por H. pylori é tratada através da erradicação da bactéria. A maioria dos planos de tratamento da gastrite também integra medicamentos que tratam a acidez estomacal, com o objectivo de reduzir os sinais e sintomas que está a sentir e curar o seu estômago.

Os medicamentos utilizados para tratar a gastrite incluem:

  • Antibióticos para matar a H. pylori. Se for encontrada H. pylori no seu sistema digestivo, o seu médico pode recomendar uma combinação de antibióticos para matar a bactéria. Os regimes de antibióticos são diferentes em todo o mundo. Nos Estados Unidos, os antibióticos prescritos para o tratamento da H. pylori incluem amoxicilina, claritromicina (Biaxin), metronidazol (Flagyl) e tetraciclina. Irá provavelmente precisar de tomar antibióticos durante duas semanas, dependendo do seu tipo e número.
  • Medicamentos que bloqueiam a produção de ácido e promovem a cura. Os inibidores da bomba de protões reduzem o ácido bloqueando a acção das partes das células que produzem ácido. Estes medicamentos incluem os medicamentos sujeitos a receita e de venda livre omeprazol (Prilosec), lansoprazol (Prevacid), rabeprazol (Aciphex) esomeprazol (Nexium), dexlansoprazol (Dexilant) e pantoprazol (Protonix). O uso prolongado de inibidores da bomba de protões, sobretudo em doses elevadas, pode aumentar o risco de fracturas da anca, punho e coluna vertebral. Pergunte ao seu médico se um suplemento de cálcio pode reduzir este risco.
  • Medicamentos para reduzir a produção de ácido. Os bloqueadores de ácido – também designados por bloqueadores de histamina (H-2) – reduzem a quantidade de ácido libertada no seu aparelho digestivo, aliviando a dor da gastrite e estimulando a cura. Disponível em medicamentos sujeitos a receita médica e de venda livre, os bloqueadores de ácido incluem ranitidina (Zantac), famotidina (Pepcid), cimetidina (Tagamet) e nizatidine (Axid).
  • Antiácidos que neutralizam os ácidos do estômago. O seu médico pode incluir um antiácido no seu plano de medicação. Os antiácidos neutralizam o ácido existente no estômago e podem proporcionar um alívio rápido da dor. Os efeitos colaterais podem incluir obstipação ou diarréia, dependendo dos ingredientes principais.
No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.

Envie-nos o seu contacto, para podermos ajudar

Indique-nos  todas as informações possíveis para prestarmos o melhor atendimento, o mais personalizável possível.






×
Comunicado

 

No âmbito do Plano de Prevenção e Controlo de Infeção por COVID-19, o Grupo Sanfil Medicina encontra-se a ajustar as atividades de saúde nas suas unidades.

 

Este plano tem como objetivos diminuir o risco de exposição de utentes e profissionais e define um conjunto de orientações de modo a que tal possa acontecer.

 

A COVID-19 é uma doença em fase de pandemia que urge combater com todos os recursos disponíveis, pelo que contamos com a colaboração de todos os utentes e profissionais.

 

Ler Comunicado
×