Unidades

Casa de Saúde de Santa Filomena

 Coimbra

 +351 239 851 650

Laboratório D. Diniz

 Coimbra

 +351 239 835 936

Centro de Diagnóstico e Tratamento Integrado

 Coimbra

  +351 239 701 627

Diaton

 Coimbra

 +351 239 851 650

Clínica Radiológica Peito Cruz

 Coimbra

 +351 239 828 626

Centro de Radiologia da Figueira da Foz

 Figueira da Foz

 +351 233 422 593

Imalis

 Leiria

 +351 244 831 921

Centro Hospitalar de S. Francisco

 Leiria

 +351 244 819 300

Clínica da Lousã

 Lousã

 +351 239 073 910/1

Imagran

 Marinha Grande

 +351 244 569 084

Nefrovales

 São Martinho

 +351 239 813 318

Bursite no joelho

02 Out Bursite no joelho

Definição


Bursite é uma inflamação de uma bursa localizada perto da articulação do joelho. Uma bursa é um pequeno saco que possui líquido e que funciona como amortecedor, reduzindo a fricção e os pontos de pressão entre os ossos, os tendões e os músculos perto das articulações.

Cada um dos joelhos possui 11 bursas. Enquanto qualquer uma destas bursas pode desenvolver uma inflamação, a bursite no joelho ocorre com mais frequência sobre a rótula ou no lado interno do joelho sob a articulação.

A bursite no joelho provoca dor e pode limitar a mobilidade. O tratamento inclui geralmente uma combinação de práticas pessoais e de tratamentos administrados pelo médico para aliviar a dor e a inflamação.


Sintomas

Os sinais e sintomas de bursite no joelho podem variar, dependendo da bursa que estiver infetada e do que se encontra a provocar a inflamação em específico. No geral, a porção afetada do joelho pode:

  • Estar quente ao toque
  • Parecer inchada ou esponjosa ao toque
  • Provocar dor e desconforto quando se movimenta ou quando aplica pressão

Uma pancada forte com o joelho pode provocar a ocorrência rápida de sintomas. Contudo, a maioria dos casos de bursite nos joelhos resulta de lesões repetitivas sofridas em trabalhos que requerem que se ajoelhe bastante. Como tal, geralmente, os sintomas começam de forma gradual e podem piorar com o decorrer do tempo.

Quando consultar um médico
A bursa que se encontra sobre a rótula pode infetar, por vezes. Consulte o seu médico caso apresente febre, para além de dor e inchaço no joelho.



Causas


A bursite no joelho pode ser provocada por:

  • Pressão frequente e contínua que ocorre, por exemplo, ao ajoelhar-se
  • Uma pancada direta no joelho
  • Quedas frequentes sobre o joelho
  • Infecção bacteriana da bursa
  • Complicações resultantes de osteoartrite, artrite reumatoide ou gota no joelho

Diagnóstico


Geralmente, é possível diagnosticar a bursite durante o exame físico. Por vezes, é necessário realizar testes para excluir a suspeita de outros problemas ou para verificar se existem infecções.

Exames imagiológicos
Para ajudar a excluir a suspeita de lesões que possam provocar sinais e sintomas semelhantes aos da bursite, o seu médico pode solicitar os seguintes exames imagiológicos:

  • Raio-X. Apesar de não conseguirem visualizar as bursas, os raios-X podem ser úteis na identificação de fracturas ósseas, tumores ou artrite.
  • Imagem por ressonância magnética (IRM). As IRMs utilizam ondas de radiofrequência e um campo magnético forte para produzir imagens detalhadas de estruturas no seu corpo. Esta tecnologia é particularmente boa para visualizar os tecidos moles, como as bursas.
  • Ecografia. Utilizando ondas sonoras para produzir imagens em tempo real, a ecografia pode ajudar o seu médico a visualizar melhor o inchaço na bursa afetada. Em alguns casos, o seu médico pode também utilizar a ecografia para colocar uma agulha na bursa afetada para drenar o líquido e aliviar os sintomas.

Aspiração
Caso o seu médico suspeite de infecção ou gota na bursa, pode recolher uma amostra do líquido da mesma para testes, introduzindo uma agulha na área afetada e drenando parte do líquido.


Tratamento


A medicação para tratamento de bursite no joelho pode incluir:

  • Injeção de corticosteroide. O seu médico pode injetar um medicamento corticosteroide na bursa afetada para reduzir a inflamação. Geralmente, a inflamação acalma rapidamente, mas pode sentir dor e inchaço durante alguns dias devido à injeção.
  • Antibiótico. Caso tenha sido uma infecção a provocar a bursite no joelho, o seu médico pode prescrever um tratamento com antibiótico.

 

Terapia
As terapias possivelmente necessárias para a bursite no joelho incluem:

  • Aspiração. O seu médico pode aspirar uma bursa para reduzir o líquido em excesso e tratar a inflamação. Fá-lo-á através da introdução de uma agulha diretamente na bursa afetada, retirando o líquido para uma seringa. Tal como acontece na injeção de corticosteroides, a aspiração pode provocar dores e inchaço a curto prazo.
  • Terapia física. O seu médico pode indicar-lhe um fisioterapeuta ou um especialista em medicina desportiva, que lhe ensinará exercícios apropriados para aumentar a flexibilidade e reforçar os músculos. Esta terapia pode aliviar a dor e reduzir o risco de episódios recorrentes de bursite no joelho.

 

Cirurgia
Caso sofra de bursite crónica grave e não responda a outros tratamentos, o seu médico pode recomendar que a bursa seja removida cirurgicamente.



Envie-nos o seu contacto, para podermos ajudar

Indique-nos  todas as informações possíveis para prestarmos o melhor atendimento, o mais personalizável possível.






×
Comunicado

 

No âmbito do Plano de Prevenção e Controlo de Infeção por COVID-19, o Grupo Sanfil Medicina encontra-se a ajustar as atividades de saúde nas suas unidades.

 

Este plano tem como objetivos diminuir o risco de exposição de utentes e profissionais e define um conjunto de orientações de modo a que tal possa acontecer.

 

A COVID-19 é uma doença em fase de pandemia que urge combater com todos os recursos disponíveis, pelo que contamos com a colaboração de todos os utentes e profissionais.

 

Ler Comunicado
×